domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carnaval e Oscar, en passant pela Espanha

Muito se fala e pouco se mostra aqui na Espanha neste fim de semana de carnaval e Oscar, e isso vale pra esses dois eventos que coincidiram neste ano.
No caso do Oscar, nenhum canal da convalecida TV aberta espanhola está exibindo a cerimônia. A Penélope Cruz acaba de ganhar a estatueta - a primeira de uma atriz espanhola - e a Espanha vibra. Ao menos nos sites e em um canal de TV, que o anunciam com destaque. Já nas ruas, não ouvi nenhum sinal de grito da varanda. Provavelmente porque, além da questão da TV, já passa das 3h aqui na Espanha.
Também super anunciado pela prefeitura de Madrid, o carnaval não deu muito as caras. Os dois mais famosos da Espanha acontecem em Tenerife (que faz o estilo Sambódromo) e Cádiz (parecido com o carnaval de rua do Rio). Em Madrid, o estilo é mais low profile: teve alguns desfiles nas ruas e, na noite de sexta e de sábado, gente fantasiada e mascarada, mas carnaval mesmo que é bom, quase nada.
E eu quase caí numa suposta mega furada: um desfile de um bloco brasileiro no sábado, que, segundo me contaram, é uma zona e farofada pura.
Então tá: neste fim-de-semana de Oscar e carnaval, a minha "folia" foi passar horas na frente da "telona" do laptop fazendo dois trabalhos a entregar amanhã no mestrado. E, da parte de vocês, sei que os cinéfilos ou preguiçosos que não tão acompanhando o Oscar ou o desfile da Sapucaí certamente pulam alegres e bêbados pelas ruas do Rio, Salvador ou qualquer outro canto com um digno carnaval.
Tudo bem. Quem mandou viajar antes do carnaval.

Um comentário:

Takashi disse...

Querida, se vale de alento, passei meu carnaval de catsitter para um casal de amigos (na esperança vaga e de ganhar alguma consideração no Paraíso, certamente), revisando uma queridíssima revista de literatura na frente de uma telona similar à sua... Só hoje deu pra soltar os cachorros na Rio Branco. O mais, fica pra 2010.

um beijo grande!
(A Espanha é inevitável constante no itinerário futuro. Um brinde a isso!)